quinta-feira, 25 de junho de 2009

O forró está voltando.

- Cara, o forró está voltando!! Foi o que um colega de trabalho me disse por entre gritarias usuais de redação, sonoras e muito barulho de rádios. Eu fiquei pensando. Não, não é comigo, não podem ter descoberto o meu passado remoto assim tão fácil.

É verdade. Quando eu tinha uns 13 anos e era uma jovem menina, minha prima, então com cerca de 17, me disse que iria no Forró do Manara. - Vamos lá, o meu Tio Cláudio vai tocar. Cláudio, no caso, chama-se Cláudio Calcanhotto e (sim) é o irmão de Adriana. Ele era da percussão da Banda Maria Bonita, na época. Hoje (sim) Cláudio é o famoso baterista da Comunidade Nin'Jitsu.

Bom, o Cláudio ia tocar, as duas menores de idade teriam um responsável com elas lá dentro e - o melhor - não iriam pagar. Então nós dançávamos a noite toda, sabíamos todos os passinhos de forró, todas as letras e todo-santo-domingo nós estávamos no Manara para o forró.

Então naquela tarde na redação o meu colega gritou dizendo que o forró tinha voltado. Pensei de cara na matéria que eu tinha que fazer pro IPA. É tão fácil fazer matéria de áudio pra quem trabalha em rádio... Então catei o telefone do Elojac, o cara da cena do forró em Porto Alegre, que manja de forró desde os tempos em que eu tinha treze anos, e o entrevistei.



Elojac
me contou da história do forró no RS, falou das diferenças das músicas daqui para as do resto do Brasil, detalhou a história da Maria Bonita e explicou por quê raios o forró está, enfim, voltando.

O mais engraçado é que um dia, perdida na noite com outra amiga minha, fomos parar no Roms aonde estava rolando um forró. Não tenho mais treze anos, mas fazer o quê, né? Dançamos.

Um comentário: